NOSSOS ENSAIOS

Todos as Sextas-Feiras, às 22h,

QUADRA DA UPM

Rua Mesquita, nº 8

Padre Miguel - RJ

BARRACÃO DA UPM

Rua Prefeito Julio de Moraes Coutinho, nº 13 - Benfica

Criação e desenvolvimento UPM

Todos os direitos reservados.

June 18, 2016

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Bateria da Unidos de Padre Miguel acumula notas altas e premiações nos últimos anos.

June 18, 2016

A autoconfiança e a experiência são alguns dos ingredientes que fazem com que o trabalho como mestre e administrador de bateria do sambista Oscar de Lima Filho, o mestre Dinho da Unidos de Padre Miguel (UPM), tenha bons resultados. Presente na escola desde 1976, iniciou sua trajetória nos desfiles em 1978 como ritmista e de lá pra cá não parou mais!

 

A dedicação do Mestre é completa, ele mesmo é o responsável pela aquisição dos instrumentos e afinação dos mesmos com sua equipe. O resultado disto em quatro carnavais à frente da bateria são: prêmios Samba-Net, Gato de Prata e Gente como a Gente, dois de cada além de um Estandarte de Ouro. O veterano do samba afirma que a meta é continuar batalhando com seus ritmistas para fazer sempre um bom carnaval para o público e comunidade e cita as notas conquistadas como reflexo disto:

 

- Hoje eu diria a eles (aos ritmistas) para continuarem o empenho e rumo aos 40 pontos. E vamos batalhar pelos prêmios SRZD e Carnavalesco que ainda nos falta! (risos).  As notas são importantíssimas, mas tem que fazer um balanço dos seus desfiles. Em quatro carnavais tirei dez notas 10, quatro 9.9. e duas 9.8, é uma boa média, não?! - analisa Mestre Dinho.

 

Atualmente além de comandar a bateria da UPM, ele também faz parte da comissão de diretores conselheiros da agremiação. Cargos que são frutos de uma longa história escrita em 53 anos de Vila Vintém e quase 40 de Unidos de Padre Miguel, tendo passado pela diretoria da escola, ritmistas, diretor de bateria, desfilante e hoje, desde de  2012, mestre de bateria.

 

Uma estrada com várias histórias.

 

A vida carnavalesca de Oscar de L. Filho teve início em 1977 no bloco Clube do Samba, do sambista João Nogueira. Foi lá sua primeira oportunidade de conduzir uma bateria, com a ausência do mestre Wilson das Neves, Dinho assumiu a vaga e começou a carreira na função. Sua trajetória conta com passagens pela Portela, como primeiro repique de 1980 ao ano de 95; Paraíso do Tuiuti, Grande Rio, Cubango - onde foi diretor e mestre de bateria, Porto da Pedra, Acadêmicos do Sossego e Mocidade Independente, onde ainda está como diretor de bateria.

 

Para o trabalho na UPM, Mestre Dinho prioriza, até por política da escola, a composição de integrantes oriundos da própria comunidade Vila Vintém. Porém, isso não é a totalidade do grupo, que conta com membros que o acompanham por anos a fio e vêm dos bairros ilha do Governador, da Rocinha e até de São Paulo. Mestre Dinho também trabalhou com um grupo de shows de samba, chamado Bateria Hits e fez apresentações na Inglaterra, Alemanha e Polônia.

 

Um fato inesperado tomou de assalto a bateria e toda a direção da UPM em 2013. Neste carnaval, ele viria tocando um atabaque em cima de um tripé. Pois bem, a alegoria estava posicionada na concentração e o impensável aconteceu, foi furtada! Quando a escola foi puxada para a entrada na Avenida, o Mestre encontrou a peça sumida na Central do Brasil, sendo usada como carrinho para venda de cervejas. Passado o susto, tripé recuperado, redecorado pelo carnavalesco Edson Pereira e mais um carnaval memorável foi vivido.

 

Escolinha de bateria mirim.

 

Como forma de incentivar a criançada da comunidade a aprender música e conhecer o universo do samba, Mestre Dinho mantém uma escolinha de bateria mirim na quadra da Unidos. Para participar é preciso ter oito anos, boas notas na escola e se for reprovado no ano letivo, não ensaia! Quando atingem a idade para participar do grupo adulto, fazem testes e sendo aprovados, ingressam na bateria da escola. No infantil, os alunos são 100% da Comunidade e os ensaios acontecem durante todo ano, às segundas-feiras.

 

Colaborou com a matéria, Angélica Zago/Jornalista

Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

HOME   |   A UPM   |  DIRETORIA   |   OUTROS CARNAVAIS   |   IMPRENSA   |   CONTATOS