NOSSOS ENSAIOS

Todos as Sextas-Feiras, às 22h,

QUADRA DA UPM

Rua Mesquita, nº 8

Padre Miguel - RJ

BARRACÃO DA UPM

Rua Prefeito Julio de Moraes Coutinho, nº 13 - Benfica

Criação e desenvolvimento UPM

Todos os direitos reservados.

June 18, 2016

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Um casal e tanto!

June 18, 2016

 

Unidos de Padre Miguel tem o pavilhão representado por Mestre-sala e Porta-bandeira vencedores de diversos prêmios nos últimos três carnavais

 

 Ele é Vinicius Henrique Antunes Silva, 22. Ela, Jéssica Ferreira do Carmo Alves, 26. Em comum, dois pontos: a defesa do primeiro pavilhão da escola Unidos de Padre Miguel (UPM), da Série A do Rio e a estrada no mundo do samba, iniciada na infância. Vinícius começou a carreira na Sereno de Campo Grande na ala das crianças e Jéssica na Unidos do Anil, também no segmento infantil, mas já como Porta-bandeira.

 

Em 2016 a dupla emplacou notas altíssimas no desfile oficial, foram três 10 e apenas um 9,9 e o reflexo disto foi a conquista dos prêmios SRZD e Oscar do Samba como melhor casal. Porém, isto já não é tão novidade na vida deles, que há três carnavais defendem o pavilhão da Comunidade Vila Vintém. Desde então, já receberam as premiações Samba-Net e Sambistas inesquecíveis em 2014 e 2015 respectivamente.

 

 O casal explica que para realizar um bom desfile tem que "suar o figurino", sem medo e sem preguiça. Assim, a rotina de trabalho deles é bastante extenuante e inclui aulas de pilates para melhorar a resistência e elasticidade, musculação, além de ensaios na praia e na academia visando limpar e aperfeiçoar os movimentos da coreografia. Segundo Vinícius, "depois de outubro ainda fica mais intenso com os ensaios da escola".

 

Trajetória de sambistas

 

 O primeiro Mestre-sala, Vinícius revela que o mundo do samba lhe abriu possibilidades de melhorar suas condições financeiras. Vindo de família humilde e com o pé na batucada, o jovem afirma que "o samba ajudou a encontrar uma maneira de ganhar algum dinheiro". A inspiração para a função de cortejar a dama do pavilhão surgiu ao chegar na Unidos de Padre Miguel e ver o bailado do mestre-sala da agremiação, na época, chamado Fabinho.

 

 O sambista conta que na sua família o gosto pelo samba é quase unânime. A maioria dos familiares estão ligados ao mundo folião. Seu avô, Orlandir de Lima, que o introduziu ao meio do carnaval, já foi diretor de harmonia na UPM representante da Velha Guarda e hoje desfila nesse segmento. Sua avó é porta-bandeira da velha-guarda além de outros familiares que participam de outras alas.

 

 Vinícius revela que ser Unidos de Padre Miguel "significa respeito à comunidade Vila Vintém e poder através do pavilhão transmitir a mensagem de respeito que o mundo do samba tem pela escola. É uma honra!" - expressa com orgulho sua visão e sentimentos.

 

 O caminho de Jéssica começou meio que ao acaso, quando aos oito anos de idade, o carnavalesco Ramiro ao buscar uma bandeira da Unidos do Anil, confeccionada pela mãe dela, a viu dançando axé, em casa. Vendo potencial na menina, ele fez o convite para que ela fosse porta-bandeira mirim da agremiação e assim foi feito.

 

 Ao longo de quase 20 anos de desfile a jovem passou por diversas agremiações tanto dos grupos menores como da Série A e a partir dela, chegou ao Grupo Especial, defendendo o pavilhão da Renascer de Jacarepaguá, quando a escola subiu para o time das gigantes do carnaval carioca. Sobre momentos marcantes ela destaca que: "O desfile no especial foi muito importante, ter essa experiência e o primeiro ano na série A, pela Renascer e atualmente estar na Unidos me marcaram muito!".  

 

Um fato marcante para o casal, foi a apresentação para o Papa Francisco por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2013, que aconteceu no Rio de Janeiro. Representando a cultura brasileira no que tange o samba e o carnaval, a dupla se apresentou carregando um pavilhão que simbolizava o evento da Igreja Católica

 

 

Texto de Angélica Zago / Jornalísta

Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

HOME   |   A UPM   |  DIRETORIA   |   OUTROS CARNAVAIS   |   IMPRENSA   |   CONTATOS